sábado, 4 de abril de 2009

Moqueca de peixe


Ingredientes:

Postas de peixe. Badejo é o mais comum, mas xerne, pescada amarela e namorado são opções possíveis. 

Tomates
Cebolas 
Coentro para temperar
Limão 
Sal 
Camarões (opcional) 
Ovos cozidos para decorar (opcional) 

Obs.: A moqueca deve ser feita em uma panela grande, de preferência uma que retenha bem o calor. A tradicional panela de barro é a mais indicada. 

Modo de Preparo:

Lave as postas do peixe e tempere com limão, sal e pimenta do reino. (Guarde a cabeça para fazer um pirão.) Se incluir camarão, tempere-os com muito limão.

Pique os legumes em rodelas grossas, de um ou dois centímetros de espessura (um dedão). Comece a montar a moqueca na panela. Todo o fundo e paredes da panela devem ser untados e cobertos com rodelas de cebola, pois elas agüentam melhor o excesso de calor. 

A seguir alterne camadas de tomates e pimentões, regando de vez em quando com um pouco (pouco mesmo!) de dendê e leite de coco. Se você também acha que o coentro é um tempero forte, coloque-o inteiro, sem picar, para que seu sabor não fique muito pronunciado, e para que se possa separá-lo no prato.

O peixe cozinha mais rápido do que os legumes. Ligue o fogo, e coloque as postas na panela somente após o início do cozimento dos legumes. Regue um pouquinho mais de dendê e leite de coco sobre as postas, e ponha mais alguns galhinhos de coentro.

Fique atento e não deixe o peixe cozinhar demais.

Pode-se incluir pimenta, mas o melhor é servi-la à mesa para que cada um coloque a sua dosagem.

Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...