quinta-feira, 23 de abril de 2009

Macarronada italiana com porpetas


Quem não gosta de uma boa macarronada? Quem vem de família de italianos e espanhóis, sabe que comer bem é mais do que prazer, é obrigação!

Claro também que fazer um único prato de macarrão não é a especialidade de uma casa de italianos. Nunca menos de 4 pessoas se sentam a mesa, e entre alguns copos de vinho, e muita alegria é impossível não gostar deste ambiente!

Vamos lá!

INGREDIENTES

Porpetas
2 Kg de Patinho moído
2 pãezinhos - de preferência do dia anterior (amanhecidos)
1 xícara de leite
1 cebola grande picada
1 maço de salsinha
Sal a gosto

 

Molho
6 tomates grandes picados grande
1 colher de sopa de alho picado
1 cebola
Azeite
Orégano
Manjerona ou Manjericão fresco

 

Preparando as porpetas

Num recipiente coloque os pãezinhos picados e o leite para que fique embebidos nele. reserve por 10 minutos e retire. Em outro recipiente grande coloque a carne, a cebola picada, a salsinha e o pão embebido do leite. Adicione sal e amasse com as mãos até que a mistura se torne consistente.

Agora fica a seu critério para a preparação das porpetas. Você pode fritá-las em óleo bem quente, de forma a deixá-las tostadas do lado de fora e com consistência tenra por dentro. Eu particularmente prefiro faze-las no forno, em uma assadeira para evitar gordura e ainda ser mais saudável.

Caso as faça no forno, deixe-as com a mesma aparência e vá verificando seu cozimento até ficarem com a mesma aparência de fritas (tostadas por fora e tenras por dentro).

Molho

Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite. quando ambos começarem a dourar, junte os tomates e deixe-os cozinhar, sempre mexendo até que comecem a ter aparência pastosa. Junte o orégano, o sal, e coloque as porpetas para cozinhar nesse molho. 

O ponto de cozimento do molho fica a seu critério, e coloque o manjericão e o orégano no final.

Quanto ao macarrão, escolha o de sua preferência, e aqui vai uma dica - tempere a água de cozimento do macarrão juntamente com o azeite e sal. Isso dá um toque muito especial em seu prato.

Mais uma dica para apurar o toque do molho, coloque meia taça de vinho tinto no molho do macarrão. Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...