Existem muitas versões para a origem da Tarte Tatin. Uma das mais conhecidas conta que duas irmãs, as Tatin, a inventaram acidentalmente no século XIX, em um restaurante em Sologne, centro da França. Se é verdade ou não, não importa, o importante é que essa torta é deliciosa. Nessa versão a chef pâtissier Silvia Canazzaro substitui a maçã por bananas. Veja como fazer:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de mel
- 1 xícara de água
- 6 bananas Caturra
- 180 gramas de farinha
- 35 gramas de açúcar confeiteiro
- 120 gramas de manteiga gelada
- 1 ovo
Modo de Preparo
- Em uma panela junte a água, a canela, o açúcar mascavo, o açúcar cristal, o mel e uma colher de sopa de manteiga. Ferva até que a mistura fique em ponto de calda. Corte as 6 bananas em rodelas grossas e junte à calda. Ferva novamente, até a banana incorporar.
- Retire do fogo e leve à geladeira para esfriar em uma forma redonda. Reserve. Faça uma massa com a farinha, o
açúcar confeiteiro, o ovo e o restante da manteiga gelada. Deixe essa mistura gelar por uma hora. Depois, abra-a do mesmo tamanho da forma que você preparou a calda com as bananas. - Quando a massa estiver aberta, cubra a calda com ela e achate as bordas. A torta será assada de cabeça para baixo.
- Leva ao forno médio, pré-aquecido, até que a massa fique dourada.
- Quando ela estiver pronta, vire a torta em um prato. O ideal é que você desinforme somente quando ela estiver morna, evitando, assim, que as bananas grudem na forma.
- Experimente servir com sorvete de creme, nata ou creme azedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário