terça-feira, 19 de maio de 2009

Alimentos estimulantes do desejo


Um punhado de nozes como aperitivo, participação de ostras no prato principal e uma torta de chocolate na hora da sobremesa. Por trás do cardápio apetitoso, estão escondidas muita energia e disposição para a noite toda. 

Considerados estimulantes do desejo sexual, os alimentos afrodisíacos (palavra de origem grega que remete à deusa do amor Afrodite) dão uma acelerada geral na circulação, aumentando a intensidade das sensações. "A ativação da libido se dá por causa do estímulo que esses alimentos promovem na corrente sanguínea".

Além disso, outros fatores como o aspecto, o aroma e a sensação que esses ingredientes causam na boca são os responsáveis por animar os apaixonados. "O odor da baunilha, do curry, do gengibre e das frutas com perfume doce podem influenciar no desejo, despertando 
sensações que interferem na liberação de alguns hormônios sexuais"

Sabores fartos 
Para não faltar disposição na hora H, há uma lista, recheada de opções que vão fazer você transpirar de tesão. Veja abaixo como cada um deles age no organismo 
Açafrão: especiaria vermelho-alaranjada que aumenta os batimentos cardíacos e o suor, sinais de excitação sexual. 

Aspargo: é considerado afrodisíaco pelo formato e por conter vitamina B3, que promove dilatação dos vasos sanguíneos, inclusive os vasos dos órgãos genitais. 

Canela: além do aroma instigante, o sabor quente atiça não só o paladar. 

Chocolate: contém três tipos de estimulantes: alcalóide, teobromina e cafeína, roporcionando bem-estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade. 

Cravos-da-índia: são, antes de tudo, um excelente digestivo. Seu aroma tem o poder de despertar o desejo. 

Nozes: usadas pelos Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance. 

Ostras: um dos alimentos mais famosos por seu poder afrodisíaco, deve grande parte da reputação ao ritual de abertura (que remete à vagina) e da sensação ao ser degustado. As ostras são ricas em zinco e ferro, minerais conhecidos pela estimulação do metabolismo e pelo transporte de oxigênio no sangue, respectivamente. 

Faça o teste 
As virtudes dos afrodisíacos, no entanto, não são cientificamente comprovadas - ainda! Mas, segundo a nutricionista, alguns estudos justificam os efeitos pela expectativa criada no momento da ingestão.

Se você continua na dúvida, a especialista te convida para tirar a prova de uma vez por todas. A seguir, confira duas receitas afrodisíacas deliciosas, preparadas por Andréa especialmente para o Minha Vida. Depois do teste, não deixe de contar para a gente se a teoria realmente funciona. 

Salada de Aspargos e cogumelos (para 2 pessoas) 

Ingredientes 
- 100 gramas de cogumelos fatiados 
- 250 gramas de aspargos frescos 
- 2 colheres de sopa de manteiga 
- 3 colheres de sopa de iogurte 
- Folhas de alface para decoração 

Modo de preparo 
Aqueça a manteiga numa panela pequena e junte os cogumelos. Refogue-os por 5 minutos. Cozinhe os aspargos, deixe-os escorrer e corte-os em pequenos pedaços. Junte os aspargos aos cogumelos. Enfeite os pratos com folhas de alface e coloque a mistura de aspargos e cogumelos por cima. Prepare um molho com iogurte e sal e derrame sobre a salada. Sirva gelada.

Calorias por porção: 107,64 kcal 


Pêras em Calda 

Ingredientes 
- 8 pêras 
- 4 xícaras de água 
- 2 xícaras de açúcar 
- 4 pauzinhos de canela
- 1 laranja para cortar em rodelas 

Modo de preparo 
Em uma panela coloque o açúcar, a água e a canela. Leve ao fogo, misture e deixe levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos. Acrescente as pêras descascadas, porém inteiras. Junte as rodelas de laranja e cozinhe lentamente, até que as pêras estejam macias, sem deixar que se desmanchem. Deixe esfriar e coloque numa compoteira. 

Calorias por porção: 260,87 kcal

Nenhum comentário: