sábado, 30 de maio de 2009

Confira abaixo algumas Dicas & Truques que preparamos para você:

Formigas no açúcar

Sabe aquelas formiguinhas que estão sempre rodeando a pia ou o seu armário? Pois e só colocar alguns cravinhos da Índia que elas vão embora rapidinho.


A casca do ovo rachou?
Se for cozinhar ovos que estejam com a casca rachada, coloque um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras.


A qualidade da água
A água na cozinha é de extrema importância. Use sempre água filtrada para tudo o que for fazer. Observe o "sabor" da água. As vezes, a quantidade de cloro altera o sabor dos alimentos depois de prontos. Se você perceber que vai ter problemas, opte pela água mineral.


A utilização do alho
O alho é o tipo de coisa que: ou você ama ou você odeia. É muito dfícil encontrar alguém que diga assim: Eu não ligo, ou ainda: Eu gosto, mas não sinto falta. Se você é um desses, passe a usá-lo com mais frequência. Você vai passar a gostar bastante e sem dúvida vai fazer um grande favor à sua saúde, pois as propriedades terapêuticas do alho são incomensuráveis.
Amasse, pique, frite, coloque inteiro, em pedacinhos, faça o que você quiser, mas, a não ser que você odeie, não deixe de usá-lo.


Abrir maracujá
Ao invés de cortar o maracujá ao meio para fazer suco experimente cortar só a ponta.Assim vc nao desperdica o caldo e tira a polpa de uma só vez.


Abrir massas com o rolo
Utilizar saco plástico transparente ( um embaixo e outro por cima ) para estender massas. Desta forma não se faz necessária muita farinha, não faz sujeira e a massa fica da espessura que quiser .


Abrir vidro de palmito
Quando não tiver nenhum homem por perto para abrir o vidro de palmito, faça um furinho no meio da tampa que ela abrirá facilmente.


Açafrão
Raiz de planta da família do gengibre, importada da Índia e da Jamaica. É aplicado na coloração de alimentos, como arroz e caldos.


Acondicionando os ovos
Guarde os ovos na geladeira, colocando-os com a ponta para baixo, mantendo-os afastados dos alimentos que tenham cheiro forte, pois sua casca porosa absorve odores.


Açúcar
A principal fonte de açúcar, no Brasil, é a cana, mas há outros. O de beterraba é muito usado na Europa.
A cana é moída e transformada em melado que, processado, transforma-se em cristais, sendo estes refinados, produzindo o açúcar branco. Dependendo do processo de refinação utilizado, poderemos obter vários tipos de açúcar, os mais comuns:

Açúcar de melado: bem escuro, um tipo de xarope, com um sabor ligeiramente amargo.
Açúcar mascavo: úmido, castanho. É usado também em bolos de frutas, pudins, etc.
Açúcar demerara: cristais grandes de açúcar com melaço. Parecido com o mascavo, mas com cristais maiores.
Açúcar granulado: é o açúcar branco, com cristais maiores, com cerca de 1 mm. É utilizado com várias finalidades, principalmente nas cidades do interior, por ser mais barato e mais fácil de ser encontrado.
Açúcar refinado: é o açúcar de uso comum, mais utilizado nas cidades.
Açúcar de confeiteiro: é o açúcar moído, transformado em pó, geralmente misturado a amido de milho para evitar que se formem grumos. É utilizado em coberturas de pães, bolos e para cobrir docinhos, em geral.
Açúcar cristal: açúcar branco, refinado, com cristais maiores, mas que se dissolvem facilmente. Pode ser utilizado para vários fins, mas, quase sempre, nas receitas, é indicado para recobrir docinhos.
Açúcar em tabletes: é o açúcar granulado, misturado a calda e depois, moldado e deixado a secar. Pode, também conter corantes.
Açúcar aromatizado: é o açúcar aromatizado com alguma especiaria. O mais utilizado é o de baunilha.
Açúcar candy: na verdade, um tipo de doce, antigo, em que linhas mais ou menos grossas, eram mergulhadas na calda de açúcar e formavam, na linha, cristais grandes, quase que como pedaços de vidro. Atualmente, quase não é encontrado, por aqui.

Como Guardar
O açúcar durará vários meses, se for guardado em lugar frio e seco. Mesmo o açúcar em uso, deve ser guardado bem fechado.


Açúcar Vanile
Açúcar vanile é um açúcar perfumado com vanilina, um produto químico com sabor de baunilha. Se não encontrá-lo, use 1 colher de café de essência de baunilha para cada colher de sopa de açúcar vanile.


Agrião
De sabor levemente picante, o agrião é o acompanhamento ideal para carnes gordas ou refeições pesadas. Pode ser utilizado tanto cru, em saladas, como em sopas e purês. É muito nutritivo, conhecida fonte de vitaminas e sais minerais, inclusive de iodo que previne o bócio.
Adquira os maços com folhas bem verdes, vivas, sem manchas, prestando atenção ao centro do maço para ver se o comerciante não colocou folhas verdes por fora e as velhas, amareladas, por dentro.
O agrião é uma verdura que dura pouco, por isso, consuma-a logo.
Não desperdice os talos mais grossos. Guarde-os e utilize-os em sopas ou refogados. Nesse caso, se quiser colocar no freezer, é só embalá-los, não é necessário cozinhar ou branquear.
Tempere pouco antes de levar à mesa, para não ficarem feios e murchos.


Água de cozimento
Aproveite, sempre que der, a água do cozimento dos alimentos, pois nela estarão as vitaminas. Faça com ela sopas e pirões.


Alcaparras
Botão floral do mediterrâneo.
Já era usada pelas legiões romanas para dar um toque da santa terrinha nas comidas encontradas "per aí". Eram conservadas em sal
grosso, processo tão bom, que até hoje não
foi melhorado. Quando for comprar alcaparras, compre as menores, são de melhor sabor. Prefira a conserva em sal grosso. como 2ª opção conserva em salmora. Leia o rótulo, senão você vai comprar conserva de vinagre que não é a melhor.
Esse tempero é obrigatório no Carpaccio. Combina muito bem com o peixe e camarão ensopado. Pode ser utilizado no molho de camarão que acompanha o tradicional filé de peixe grelhado.


Alecrim
Folhas ou Pó - Erva de sabor acentuado que deve ser usada com discrição em assados, aves, caça, e em especial no assado de cordeiro. Originário da Europa Central.


Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...