quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sopa de legumes Nunca dei essa receita aqui por considerar simples demais, mas o simples se torna gostoso.


Ingredientes

Cerca de 1kg de ossobuco ou peito bovino com osso 
4 batatas médias 
2 cenouras 
300g de vagem 
1 cebola 
3 a 4 litros de água 

A primeira etapa para uma boa sopa é cozinhar a carne junto com a cebola picada na pressão, durante 20 minutos. Corte o ossobuco ou o peito bovino em pedaços. O primeiro tipo de carne dá uma sopa mais pesada, com um sabor que considero incomparável — e ainda dá para comer o tutano do osso, com pão e um pouco de sal. O segundo tipo dá uma sopa mais leve, mas é importante limpar bem o sebo da carne e cozinhar os ossos e cartilagens junto.

Depois de cozinhar a carne com a cebola, contando 20 minutos desde que a panela começa a apitar, deixe a pressão diminuir e acrescente as batatas picadas em cubos. Deixe ferver por dez minutos e então ponha as cenouras na panela. Dê mais cinco minutos e bote as vagens picadas. Cozinhe por mais cinco minutos e está pronto.

Esse é o básico. O princípio por trás de tudo é escalonar o tempo de fervura dos diferentes legumes, para que ao final todos estejam cozidos, mas firmes. Abóboras, por exemplo, devem ficar pelo menos 15 minutos no fogo. Já o repolho, que também fica bom, deve ser acrescentado ao final, depois de desligar o fogo. Mandioquinha e aipim podem substituir as batatas, sendo acrescentadas no início. Você também pode usar arroz, macarrão, cappeletti. Enfim, vá testando as combinações que achar melhor.

Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...