Risoto de repolho roxo com magret


Ingredientes:
Risoto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de arroz carnarole ou vialone nano
4 colheres (sopa) de vinho tinto seco
1 repolho roxo pequeno picado
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto

Magret
2 magrets médios
3 colheres (sopa) de óleo
sal a gosto

Modo de Preparo:
Risoto:
leve ao fogo uma panela com 2 1/2 xícaras (chá) de água até ferver. Em outra panela, coloque o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola murchar. Acrescente o arroz e o sal e refogue até os grãos ficarem brilhantes. Junte o vinho e cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos, ou até não ter mais líquido. Adicione a água fervente, aos poucos (1 concha de cada vez), e cozinhe, sem parar de mexer, por 4 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Raspe bem o fundo e as laterais da panela e, depois de 15 minutos, incorpore o repolho. Acerte o sal e retire do fogo. Junte a manteiga, misture cuidadosamente, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Magret:
lave o magret e seque com toalha de papel. Numa frigideira, aqueça o óleo por 2 minutos, ou até ficar bem quente. Disponha os magrets com a pele voltada para baixo e frite, apertando a carne com a ajuda de uma colher por 7 minutos, ou até a pele ficar bem dourada. Vire de lado e frite por mais 2 minutos. A parte central do magret deve ficar avermelhada. Retire do fogo. Corte o magret em pedaços, distribua nos pratos e disponha o risoto. Decore com folhas de manjericão e sementes de papoula. Se preferir, regue com mais azeite de oliva.

Dicas:
O segredo para preparar um risoto cremoso é adicionar água fervente ou um caldo de carne, de legumes ou de galinha, aos poucos, e mexer continuamente.

Nenhum comentário: