quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bagette



Ingredientes
1 xícara de água morna (200ml)
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento seco para pães (ou 15g de fermento fresco)
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (medida de 240g)
1 clara para pincelar

Instruções
Coloque a água numa vasilha e desmanche o fermento. Acrescente o açúcar e o sal. Com um gancho de bater massas na batedeira já em movimento vá acrescentando a farinha em colheradas e misture até formar uma massa uniforme, vai quase todo o trigo. Com as mãos enfarinhadas, tire a massa da vasilha, pingue um pouquinho de óleo na vasilha e, com a ajuda da massa espalhe pelo fundo, pelos lados e vire a massa para que o óleo cubra um pouco a superfície. Deixe descansar no forno frio, com uma vasilha pequena contendo água quente, colocada no fundo do forno por 40 minutos a 1 hora.

Depois disso a massa deve estar bem crescida e cheia de bolhas. Retire-a do vasilhame e, numa superfície enfarinhada amasse-a ligeiramente. Divida-a em duas partes, espere uns 5 minutinhos para a massa relaxar. Agora pegue uma das massas e vá puxando ligeiramente deixando-a com um formato longo. Coloque na superfície e, com um rolo, calmamente vá abrindo e alongando a massa. Agora abra para os lados. Você vai obter uma forma longa de mais ou menos 40cm e com 15cm de largura e fina em espessura. Dobre agora o lado mais comprido bem apertadinho e enrole como para rocambole, deixando a dobra final para baixo, aperte as pontas para fechar o rolinho. Com as duas mãos, segure a massa enrolada e transfira para um tabuleiro untado, repita o mesmo com a outra massa.

Quando as duas baguettes estiverem no tabuleiro, com uma faca afiada, corte dois talhos diagonais da ponta até o meio da cada uma. Leve-as novamente ao forno frio, com água quente em baixo por 30 a 40 minutos. Retire o tabuleiro do forno e pré-aqueça a 200°C. Enquanto isso pincele as baguettes com uma clara batida ligeiramente com um pouquinho de água. Leve-as ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficar com a cor desejada. Deixe esfriar um pouco antes de servir.
Obs: Eu acho que as claras deixam a casca bem dura, se assar demais fica ruim.

Um comentário:

Ana disse...

Q receita fácil e boa,parabéns pela postage,adorei!

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...