segunda-feira, 6 de julho de 2009

Farofa de maçã e morango

Que tal variar a receita escolhendo as suas frutas preferidas


Ingredientes:
4 colheres (sopa) de adoçante dietético (forno e fogão)
2 colheres (sopa) de amido de milho
350 g de morango frescos
3 maçãs vermelhas pequenas sem casca e semente (em pedaços de 1,5 cm)
1 xícara (chá) de suco de maçã sem açúcar
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de raspas de limão
1/8 de colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 colher (café) de canela
½ xícara de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de adoçante
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180º C. Unte uma forma redonda (de 30 cm de diâmetro, própria para tortas) Em uma tigela, coloque 2 colheres de sopa de adoçante (forno e fogão) e o amido de milho. Reserve. Coloque os morangos misturados com as outras 2 colheres de adoçante (forno e fogão restantes, leve ao fogo por 5 minutos mexendo sempre. Junte a mistura de amido com essa calda e deixe ferver por 1 minuto até engrossar levemente. Retire do fogo, junte a maçã, o suco de maçã, a baunilha, a raspa de limão e a pimenta da Jamaica.

Coloque essa mistura na forma untada. Em outra tigela, coloque a aveia, a farinha, o adoçante e a canela. Aos poucos misture o iogurte até formar uma farofa.

Dicas: Com o batedor de arame mexa a farinha até obter a consistência de uma farofa. Espalhe essa mistura sobre os morangos na assadeira. Essa forma redonda deve ser colocada dentro de uma assadeira, levar ao forno por 25 minutos ou até dourar.

A forma não pode ser colocada diretamente no forno, sempre coloque dentro de uma assadeira para não queimar. Foi colocada pimenta da jamaica, que pode ser substituída por pimenta do reino.

Para jantares mais formais, como sobremesa, coloque em ramequim individual, e sirva com iogurte desnatado ou sorvete de baunilha diet. O interessante é que deve ser servido morno pois é uma ótima sobremesa para o inverno.

Rendimento: 8 porções
Informação nutricional
142,9 kcal
30,6g carboidratos
2,9 g proteínas
0,7g gorduras

Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...