Torta de Maçã, do Chef Olivier Anquier*


Massa
1 kg de farinha de trigo
400 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
150 g de açúcar
300 ml de leite

Recheio
8 maçãs
1 cálice de rum
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
200 g de açúcar

Modo de preparo

Massa
Em uma vasilha grande misture a farinha, o sal e o açúcar; Corte a manteiga em pequenos cubos e junte à massa; Vá mexendo com as mãos até obter uma consistência de farofa, acrescente todo o leite e continue mexendo com as pontas dos dedos; Quando tiver uma massa homogênea, coloque em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 1 hora.

Recheio
Descasque as maçãs, corte em quatro partes e tire as sementes; Em uma frigideira coloque a manteiga e o óleo; Quando a manteiga derreter coloque as maçãs e o açúcar, e deixe dourar; Acrescente o rum, acenda um palito de fósforo e jogue na frigideira para flambar; Retire as maçãs da frigideira e deixe resfriar.

Torta
Estique a massa com um rolo de confeiteiro, deixando maior que o tamanho da forma; Em uma forma untada com manteiga coloque a massa deixando as sobras para fora; Coloque as maçãs e cubra com a massa que ficou para fora da forma; Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 20 minutos. Retire, corte a torta em pedaços e sirva com a calda.

*Olivier Anquier é Chef de cozinha a mais de 20 anos. Hoje, mantém uma padaria no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e distribui pães e doces para a rede Pão de Açúcar.

Nenhum comentário: