Costeleta de cordeiro grelhada com salada de lentilhas, espinafre e bacon



Estas costeletas de cordeiro servidas com lentilhas são a cara do Uruguai. Elas ficam crocantes por fora e suculentas por dentro. A receita é da chef Clo Dimet.


Ingredientes

3 xícaras (chá) de lentilha
3 folhas de louro
1 cebola inteira descascada
12 colheres (sopa) de azeite de oliva
50 g de bacon picado em cubinhos
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
1,5 kg de costeleta de cordeiro
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque a lentilha e cubra com água. Junte a cebola, as folhas de louro e uma pitada de sal. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Retire a cebola e o louro e escorra a água. Transfira a lentilha para uma tigela e tempere com 3 colheres (sopa) de azeite. Reserve.

2. Leve ao fogo alto uma frigideira grande com 6 colheres (sopa) de azeite. Quando aquecer, acrescente os cubinhos de bacon e deixe dourar. Em seguida, adicione as nozes, o vinagre balsâmico e as folhas de espinafre e misture.

3. Adicione à frigideira as lentilhas cozidas, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Reserve.

4. Com uma faca afiada, limpe o cordeiro e divida em porções, cortando entre os ossos a cada duas costeletas. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Leve uma frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite ao fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque as costeletas e doure por cerca de 2 minutos de cada lado.

Para a montagem

Coloque um pouco de salada no centro do prato e, por cima, arrume 3 costeletas duplas.

Nenhum comentário: