Almôndegas de peixe ao molho de limão


Em vez fritas, essas saborosas almôndegas de peixe são assadas. Por isso, são ainda mais saudáveis. Em lugar de macarrão, podem ser acompanhadas de cuscuz marroquino ou arroz.

Para as almôndegas

Ingredientes

500 g de linguado ou de pescada limpos
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
raspas de 1 limão
3 colheres (sopa) de hortelã picada em tirinhas
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
azeite de oliva para untar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Com o auxílio de um pedaço de papel-toalha, unte uma assadeira grande com azeite.

2. No processador de alimentos, bata todos os ingredientes por cerca de 2 minutos ou até obter uma pasta homogênea.

3. Para fazer as almôndegas, meça 1/2 colher (sopa) da pasta, enrole uma bolinha com as mãos e coloque na assadeira untada com azeite. Repita o procedimento com toda a pasta.

4. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. A cada 5 minutos, chacoalhe a assadeira para que as almôndegas assem por igual. Reserve.

Para o molho

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
suco de limão grande
raspas de limão grande
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de leite

Modo de Preparo

1. Leve uma panela com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e mexa com uma colher de pau por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e continue mexendo por mais 2 minutos.

2. Retire a panela do fogo e acrescente o leite, o creme de leite e misture bem com um batedor de arame (fouet) ou com uma colher de pau. Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o suco e as raspas de limão. Tempere com sal.

3. Transfira as almôndegas para a panela do molho e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva com macarrão, arroz ou cuscuz marroquino.

Nenhum comentário: