terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bacalhau Noite Feliz



Ingredientes

1 kg de bacalhau
2 kg de batata inglesa
4 cebolas médias
100 g de azeitonas
250 ml de azeite português
5 ovos

Preparo

Pré-preparo: corte o bacalhau em pedaços e deixe-o de molho para dessalgá-lo. Após o dessalgue, retire a pele e cozinhe os pedaços juntamente com as batatas descascadas e partidas ao meio. Após o cozimento, escorra a água ainda fervente e deixar esfriar até uma temperatura manuseável. Desfie o bacalhau em pequenas lascas e corte as batatas em rodelas. Cozinhe os ovos até endurecerem, deixe que esfriem e corte-os em rodelas. Corte as cebolas cruas em rodelas.

Preparo final: use uma travessa funda de vidro tipo pirex ou de barro, e arrume os ingredientes da seguinte forma: uma camada de lascas de bacalhau seguida por uma de batatas e outra de cebolas, ovos e azeitonas. Repita as camadas até o término dos ingredientes. Nesta operação só devem ser usados 2/3 da quantidade de batatas. O restante deverá ser transformado em purê. Após a arrumação dos ingredientes, regue-os com azeite e cubra-os com purê. Pincele a cobertura com gema de ovo cru e leve a travessa ao forno até obter um dourado suave. Sirva bem quente.


Dicas:
para dessalgar o bacalhau
em 48 horas, coloque o bacalhau em bastante água fria, na geladeira, por 48 horas, trocando a água a cada 6 horas.

* Em 24 horas, deixe o bacalhau de molho durante um dia, trocando a água 8 vezes.

* Em 30 minutos, coloque o bacalhau numa panela, cubra com leite fervente e deixe em fogo baixíssimo por 10 minutos. Retire e deixe esfriar.

*
Para limpar, basta escaldar - evite ferver. Cubra com água quente, deixe esfriar e limpe.

* Para congelar, enxugue o bacalhau dessalgado, regue com azeite, divida em porções, embale e congele.

Nenhum comentário:

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...