segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fazendo um feijão bem nordestino


Ingredientes

500gr de feijão carioca.

200gr de charque (carne seca).

1 chuchu.

2 cenoura média.

3 batata média.

200gr de jerimum.

1 tomate média

1 cebola média.

1/2 pimentão.

1 folha de louro.

1 pitada de oregano.

1 envelope de sazom de feijão.

Um pouco de cuminho.

Um pouco de coloral.

Sal a gosto.

Um pouco de coentro

OBS: Lembre-se que a charque já contém sal , ao tirar o feijão do fogo veja a quantidade de sal já existente.

Modo de preparo

1- Coloque o feijão em uma panela de pressão , junto com a charque e deixe no fogo por 10 mintos , depois que pegar a pressão.

2- Quando os 10 minutosda pressão passar. Desligue a panela e deixe sair todo o vapor,pois o vapor terminara de cozinhar o feijão.

3- Acrescente junto ao feijão a batata , o chuchu, o jerimum, a cenoura em cubos ou pedaços médio.

4- Em uma panela a parte , coloque para refogar todos bem cortados : a cebola, o tomate, o pimentão, o coentro, o alho, o sazom para dar um toque final. Todos juntoscom um pouco de óleo e uma colher de sopa de margarina e coloque dois dedos de água (50ml), o cominho ,o coloral e o oregano. Esses tres útimos temperos coloque pouco para não ficar com o gosto muito forte de condimento.

5- Despeje oconteudo do refogado na panela de pressão, coloque novamente no fogo até  pressão pegar por mais 7 minutos , desligue-a e espere o vapor sair completamente . Então sirva um feijão completamente nordestino vindo da cidade de Abreu e lima PE é onde eu moro.

   Essa receita ela é o meu jeito de fazer um bom feijão, quando  faço não sobra um caroso para fazer um sopa de feijão.

 Rendimento : 5 pessoas.

Dica : Se voce quiser pode colocar calabresa, osso de patinho, salsicha, costela de carne seca, na hora que vai colocar o feijão no fogo. 

5 comentários:

Unknown disse...

Tem q cozinhar por pelo menos 40 minutos, pois eu cozinhei com esses 17 minutos como pede na receita e o feijão ficou duro.

Regina Sagramor disse...

Então seu feijão tava velho, porque o meu em 20 minutos fica bom e eu nem ponho de molho.

Unknown disse...

Tbm acho q do esse tempo é pouco para o feijão, até pq não tenho hábito de deixar feijão de molho na água antes do cozimento.

Unknown disse...

Eu fiz, ficou uma delícia! Moro no RJ e geralmente usamos feijão preto, q leva 50 min na pressão. Fiz 10 min mais 7 com os legumes. Ficou macio certinho.

Cintia Rocha disse...

Olá queridas.
Fico feliz que gostaram.
Sempre compro feijão da marca turquesa ou kikaldo.
Pois é maravilhoso e cozinha bem rápido, não tenho um hábito de colocar de molho , por quer se colcar eles cozinha muitomais rapido.
Fiquem a vontade para deixar um comentário.
Desde ja agradeço.

Viver de pão dá dinheiro sim.

 Bom dia 🌻 neste vídeo atendi um pedido especial. Transformei a fórmula em medidas para as pessoas que não tem balança e que ainda não sabe...